Cidades

Moradores relatam abandono e falta de serviços básicos em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Moradores relatam abandono e falta de serviços básicos em São Gonçalo
Segundo moradores, bairro sofre com falta de serviços. Foto: Rede Social

Moradores do bairro de Santa Isabel, em São Gonçalo, denunciam abandono e problemas de urbanização na localidade. As reclamações dão conta de problemas de iluminação, pavimentação e saneamento básico. Os problemas atrapalham a região, que, segundo a população, está à margem do poder público municipal.

Morador da rua Paulo Barbosa, Luiz Henrique Corrêa, de 48 anos, relata as dificuldades que encontra diariamente por conta dos percalços vividos no local.

''Iluminação pública precária, não tem saneamento básico e a pavimentação é pior. O poder público de São Gonçalo abandonou Santa Isabel. Eu acho que Santa Isabel não consta mais como bairro de São Gonçalo. Se um meliante te assaltar, você não saber nem quem te assaltou. É uma vergonha o nosso lugar está abandonado. O povo paga IPTU caro'', cobrou.

A doméstica Ana Paula Costa, de 43 anos, chama atenção para outro fato, envolvendo os mais jovens do bairro. Para ela, além dos problemas já vividos, muitos não têm opção de lazer na região.

''Sem asfalto, sem iluminação pública e sem saneamento básico. Isso é um desleixo com o povo. Tenho filhos e netos. De modo geral, as crianças não podem brincar'', explicou.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Gonçalo informou que realiza nas ruas do bairro obras do programa Mãos à Obra e que a via citada está entre as contempladas. No entanto, não foi informado o valor investido e nem o prazo que as melhorias vão acontecer.

Segundo o Executivo, o projeto, que foi estruturado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais, atua na execução de obras de calçamento e/ou pavimentação, com o objetivo de melhorar a situação de acessibilidade às comunidades e a qualidade de vida dos usuários.

Lançado no ano passado, em agosto, foi realizado um projeto-piloto, na Rua Mário de Alencar, no bairro de Vista Alegre. Em seguida, segundo a prefeitura, outras 14 vias também foram contempladas nos bairros de Vista Alegre, Ipiíba, Coelho e Engenho do Roçado. Entre as obras, foram realizados recuperação de calçadas, pavimentação de ruas e sistema de drenagem.

O programa é uma parceria entre o Poder Executivo e as comunidades para execução de obras de calçamento e pavimentação de ruas e tem por objetivo promover a participação comunitária nos planos de gestão administrativa, destinados à dotação de infraestrutura das vias urbanas municipais.

< Motorista é preso na RJ-104, em São Gonçalo Ato de combate à transfobia é cancelado em Niterói <